quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Governo federal reafirma garantias para Rio 2016

Créditos ao Ministério do Esporte



O governo federal referendou nesta quarta-feira (10/12) as garantias governamentais do Dossiê de Candidatura da cidade do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, que será entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI) em 12 de fevereiro de 2009.

Durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, representantes de diversos ministérios e órgãos integrantes do Comitê de Gestão Federal Rio 2016 ressaltaram a decisão de desenvolver projetos de amplos legados para a sociedade, com ações estruturantes em três eixos fundamentais: Esporte; Regeneração Urbana e Meio Ambiente; Inclusão Social, Juventude e Educação. As medidas nestes três eixos comporão o compromisso dos governos e do Comitê de Candidatura para que os Jogos, se forem realizados no Rio, deixem herança positiva ao Brasil e à população.

Coordenador do Comitê de Gestão Federal, o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., chamou a atenção para a vantagem brasileira quanto aos impactos da crise econômica internacional em relação às demais concorrentes a sede de 2016:

- Entre os países do G-20, que se reuniram em Washington (EUA), o Brasil mostrou-se o país que tem as melhores condições de enfrentar a crise - afirmou. - A reunião de hoje é decisiva. Estamos aprovando item a item do projeto da Rio 2016, que possui 17 temas. Além disso, estamos definindo como será a governança e a estrutura do Comitê Organizador dos Jogos, incluindo o setor público, o privado e os três níveis de governo - indicou Orlando Silva.

Durante o encontro, os integrantes do comitê discutiram a participação do setor privado nos Jogos Olímpicos. As empresas podem investir no setor de transportes, na construção de arenas e da Vila Olímpica e de outras acomodações.

Orlando Silva ressaltou que boa parte das instalações esportivas construídas para a realização do Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro poderão ser aproveitadas para os Jogos de 2016.

- Já temos mais da metade das instalações esportivas necessárias para os Jogos prontas e trabalhamos por uma candidatura consistente, que comprove a viabilidade do projeto e, principalmente, a sua sustentabilidade - explicou.

Como legado esportivo do evento, estão previstos ainda diversos centros de treinamento e locais de aclimatação no Rio de Janeiro e outros estados brasileiros. Entre eles, destaca-se o Centro Olímpico de Treinamento (COT), na cidade-sede, com infra-estrutura de padrão internacional para o desenvolvimento de aproximadamente 20 esportes, que será referência na América do Sul.

O potencial transformador dos Jogos Olímpicos é capaz de antecipar, acelerar e ampliar projetos de regeneração profunda nas cidades onde se realizam. No Rio de Janeiro, a revitalização está prevista para diversas regiões, com ênfase nas seguintes áreas prioritárias: Zona Portuária, Cidade Nova, Saúde, Gamboa, Santo Cristo, São Cristóvão e Complexo da Maré.

A melhoria da infra-estrutura de transporte é outra prioridade do programa de legado urbano. Entre as ações em andamento, destaca-se o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, previsto no Programa de Aceleração do Crescimento, que faz a interligação de diversas rodovias que cortam o estado e tem capacidade para desafogar o trânsito em vias como a Avenida Brasil e a Ponte Rio-Niterói. Para a malha viária da cidade, o projeto Rio 2016 prevê transporte coletivo de alta performance em corredores de ônibus expressos; novas linhas de metrô; aquisição de novos trens e reforma dos já existentes; além da execução de obras viárias.

O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão – passa por um programa de revitalização e ampliação que, entre outros resultados, duplicará as posições de aeronaves. Com duração até 2025, o programa, já em andamento, elevará a capacidade do aeroporto para 50 milhões de passageiros/ano em sua configuração final.

Na agenda ambiental Rio 2016, a despoluição do sistema lagunar de Jacarepaguá e Barra beneficiará as comunidades ao redor, incorporando ao projeto da candidatura o Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio. O Programa de Despoluição da Baía de Guanabara também foi incorporado, procurando-se acelerar a recuperação de afluentes e a expansão da rede de saneamento básico aos domicílios do entorno.

Nenhum comentário: