domingo, 16 de novembro de 2008

Secretarias de Transporte e Ambiente assinam protocolo do Biodiesel 20

Créditos à Secretaria de Transportes


Centro do Rio de Janeiro-Av. Antônio Carlos

Nesta sexta-feira (14/11), durante a solenidade de encerramento do 13º Congresso sobre Transporte de Passageiros – 13º Etransport – as secretarias estaduais de Transporte e de Ambiente, em conjunto com a Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) assinaram um Protocolo de Intenções que lança a campanha de testes com o Biodiesel 20, projeto experimental que será implantado na frota de ônibus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O experimento está em consonância com a legislação aplicável ao setor de transportes, e traduz a cooperação entre o poder público e o privado em desenvolver os estudos necessários à implantação do Biodiesel a 20%, combustível biodegradável derivado de fontes renováveis.

Além de reduzir o consumo de óleo diesel e as emissões de gás carbônico e material particulado na atmosfera, o projeto atende o compromisso da Secretaria estadual de Transportes com o Comitê Olímpico Brasileiro de usar um combustível mais limpo, renovável e biodegradável.

Segundo a secretária de Ambiente, Marilene Ramos, os experimentos vão gerar ganhos ambientais significativos para o estado do Rio de Janeiro.

- A iniciativa da Fetranspor em promover este experimento prepara os modais de transportes para uma geração de combustíveis mais limpos. Isso demonstra a preocupação e o compromisso do setor com o desenvolvimento sustentável e com a melhora na qualidade do das áreas urbanas – disse Marilene Ramos.

Se aprovado, o projeto experimental será implantado também na frota de ônibus dedicada ao transporte de atletas, jornalistas, delegações e autoridades que participarão da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, caso a cidade do Rio de Janeiro seja a vencedora na votação do Comitê Olímpico Internacional. A previsão é que em 2011 a mistura seja utilizada também nos Jogos Mundiais Militares.

No evento, o secretário de Transportes Julio Lopes destacou o pioneirismo do Rio de Janeiro na corrida por combustíveis mais limpos.

- Esse é um projeto absolutamente relevante. O Rio de Janeiro, mais uma vez, saiu na frente com uma medida ambiental de extrema importância. Ano passado, nós já demos um passo grande para reduzir a emissão de poluentes nos ônibus com a implantação do biodiesel a 5%, o B5, na frota do estado. Agora, fomos além com o biodiesel a 20 %, que é a maior proporção possível que pode ser aplicada aos motores no momento – comemorou o secretário.

Além dos dirigentes do COB, compareceram no evento o Coordenador Nacional do Programa Biodiesel, Rodrigo Rodrigues, da Casa Civil; representantes do Ministério do Meio Ambiente, a Secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, o presidente da Fetranspor Lélis Teixeira, dentre outros.

A iniciativa tem o apoio e a presença da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria de Estado do Ambiente e somará pontos para a candidatura olímpica Rio 2016.

Nenhum comentário: